PATRÍCIA PASSOS

CONSULTORA E PRODUTORA GRÁFICA

Formada em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNIP, mestre em Comunicação e Educação pela Anhembi Morumbi, mestre em Educação pela PUC-SP. Durante 18 anos foi professora da Graduação em Publicidade e Propaganda e da Pós-Graduação em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha na Universidade Anhembi Morumbi, onde também coordenou a Agência Experimental do curso de Comunicação Social. Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação em Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Técnico no Senac-SP, EaD. Coordena, conjuntamente com Marcos Mello, o workshop “Experiência Letterpress” na Oficina Tipográfica São Paulo, onde também se dedica a projetos culturais e cursos externos, difundindo a tipografia e letterpress.

Na Letterpress Brasil coordena todos os projetos, do início ao fim, tendo participado da produção de importantes e premiados cases, tais como: Embraer, AlmpapBBDO (Volkswagen – bronze em Cannes, 2016), DM9DDB (Ambev – Sabor de um Clássico) Talento – Lina Bo Bardi, Cosac Naify, Editora Abril.

No destacado segmento que abrange convites de casamento, cartões de visita e projetos especiais em letterpress, produzidos em seu atelier de modo personalizado, incorpora toda a sua experiência, dedicação e rigor aos detalhes. Da consultoria à produção, do acabamento à entrega ao cliente, cada projeto é único e tratado como tal.

MARCOS MELLO

ARTISTA GRÁFICO E LETTERPRESS PRINTER

Formado pela escola alemã Waldorf de São Paulo, graduado em Artes Plásticas pela FAAP, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutor em História Social pela USP. Professor da graduação em Design na ESPM e da Pós-
Graduação em Design Gráfico na FAAP.

Sócio diretor da Oficina Tipográfica São Paulo – OTSP, desde1999, onde trabalha para preservação da memória gráfica brasileira e realização de projetos culturais e editoriais em parceria com instituições no Brasil e exterior, tais como: Sesc, Pinacoteca – SP, Cosac Naify, Bienal – SP, Tipoteca Italiana – IT. Há 18 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress, que são referência nessa área.

Participa como artista convidado de diversas exposições no Brasil e exterior, difundindo a linguagem tipográfica como expressão de arte, sendo as mais importantes:  MAM, São Paulo (2000), Bienal 50 Anos, São Paulo (2001), Exposição Brasil Faz Design, Milão – São Paulo (2002 e 2004), 7a. Bienal de Design Gráfico, São Paulo (2004), 11a. Bienal Brasileira de Design Gráfico, Rio de Janeiro (2015), Interrobang: An International Showcase of Letterpress Print, Ditchling Museum of Art + Craft, Londres (2015), Letterpress Workers, Milão (2017 e 2018), New Impressions, Hamilton Wood Type & Printing Museum, EUA (2018).

Na Letterpress Brasil assina todos os projetos, imprimindo um a um, de modo personalizado, explorando o viés artístico e tradicional do letterpress.